Pega no livro

Clubes de leitura da Galiza com algum livro em português

PAULO SORIANO: DICAS DE LITERATURA BRASILEIRA

O escritor brasileiro e amigão da Galiza Paulo Soriano enviou ao Carlos Campoy as dicas de literatura brasileira que seguem aqui em baixo.

 

Meu bom amigo!

Fico imensamente feliz em saber o seu interesse pela literatura brasileira.

Não somos grandes, bem o sabemos, apesar de todo o esforço da imprensa em demonstrar o contrário.

Mas, em nossa pequenês, às vezes refulgem alguns diamantes.

Um deles é Clarisse, sem dúvidas. Nascida Ucrânia, foi acolhida em Pernambuco, terra dos meus pais e avós. O que me encanta nela, além da fluência magnífica dos textos, é a grande meditação solitária, capaz de de revelar uma imensa e brilhante voz interior.

Já Herberto [Sales], baiano como eu, me influenciou na juventude, com o seu maravilhoso “O Lobisomem e outras histórias”, um delicioso livro de contos assombrados, bem à moda galega, mas com a linguagem bem interiorana.

Amigo, fica um conselho, se queres te envolver um pouco mais com a literatura brasileira – leia o grande poeta brasileiro Cruz e Souza. Ele é simplesmente magnífico. O maior de nossos simbolistas. Não há palavras que descrevam a sua fluidez e encantamento desse grade vate.

E, se puder, leia Aloísio de Azevedo, a meu ver, o maior romancista brasileiro. Leia “O mulato”. É muito bom.

E,mais ainda, leia “Memórias de um Sargento de Milícias”, de Manuel Antônio de Almeida, tão delicioso quanto Dickens.

 

 

 

Autor: peganolivro

Clubes de leitura da Galiza com algum livro em português

Os comentários estão desativados.