Pega no livro

Clubes de leitura da Galiza com algum livro em português

A casa do trasgo

Foi proposto em Lugo o seguinte tema de escrita: “a casa de um ser mítico”. A Almudena contribuiu com este texto que muito lhe agradecemos. Se alguém mais se anima a visitar a casa de um ser mítico, os testemunhos serão muito bem-vindos no blogue da Pega.

O meu nome é Cantarella e moro num monte chairego, lá na Fraga das Mouras. Sou um trasgo fêmea e gosto muito de brincar entre as árvores. Quanto ao meu aspeto, sou pequenina e trago habitualmente um gorro vermelho. As minhas orelhas são muito bicudas. Dizque tenho poderes sobrenaturais e também faço maldades: espalho fruta pela floresta e mudo as plantas de lugar.

De manhã costumo caminhar devagarinho pelos carreiros enquanto cavilo. Depois faço o almoço. Gosto de refeições leves e frutas várias. À tarde costumo brincar na lama com os meus amigos. O Meu melhor amigo chama-se Esquilo e gosto muito de pular com ele de árvore em árvore. À noite deito-me muito cedo depois de jantar uma sopa bem quentinha ou um caldo de castanhas. Tenho uma grande paixão pelas histórias que as fadas escreveram nas folhas dalgumas árvores e costumo ler até adormecer.

Imagem

Agora vou-vos apresentar a minha morada. É uma casinha humilde e pouco extensa. O jardim que há ao redor tem dez passos de comprimento e cinco de largura. A morada é de baseamento circular, mas a parte de cima é mais comprida e tem forma de guarda-chuva.

A casa tem 3 assoalhadas. A cozinha fica em baixo e em cima há o meu quarto e um aposento para convidados. A casa de banho fica lá fora, entre o arvoredo. Não possuo TV cabo, nem elevador, nem chuveiro, nem banheira, nem garagem porque não tenho necessidade destas coisas próprias dos humanos. A minha sala de estar é fora, no bosque. Isso sim, a carpintaria do meu domicílio é de qualidade superior em madeira de carvalho. No cimo da vivenda há um terraço muito engraçado com agradáveis vistas para o jardim e a floresta.

Esta é a minha casa e estão todos convidados!

Cumprimentos.

Autor: peganolivro

Clubes de leitura da Galiza com algum livro em português

Os comentários estão desativados.