Pega no livro

Clubes de leitura da Galiza com algum livro em português

RESUMO DA ÚLTIMA REUNIÃO DO CLUBE DE LEITURA SANTENGRACIA

Hoje tivemos a reunião número… sei lá! Foi na cave da Ciranda num local acolhedor em que as responsáveis da livraria nos atenderam com esmerada cortesia e amabilidade: o local é confortabilíssimo e além disso puseram ao nosso dispor bolachas, chã, café etc.

 
Falamos do livro para ler na vindoira temporada, que corresponde à primavera. Decidiu-se em votação, o livro Azul – Corvo

 

da brasileira Adriana Lisboa,  já conhecida pelos santengrácios pois era uma das autoras que foram seleccionadas na antologia do conto brasileiro contemporâneo.

 
Já pedimos uns quantos à própria Ciranda que se encarregassem de fornecer-nos o livro. Se alguém não esteve hoje na reunião, pode ir até lá que eles podem pedir mais um exemplar, ou dois ou os que forem.
 
Em previsão de que o livro estivesse esgotado, fizemos uma lista de «suplentes» Este é o Reino de Portugal
 
de José Brandão, foi o primeiro suplente eleito, os dois que vieram a continuação, com igual número de votos, foram:
 
Arroz De Palma
 
 
Os Cantos
 
A tragédia de uma família açoreana
 
Porém há indícios de que o «Azul-corvo» pode ser conseguido facilmente.
 
Na mesma reunião determinou-se a próxima data de reunião que vai ser:
 
DIA: SEXTA-FEIRA 7 DE JUNHO DE 2013
HORA: 19:30
LOCAL: CAVE DA CIRANDA (RUA TRAVESA 7, RÉS-DO-CHÃO) COMPOSTELA
 
O livro que foi lido em tempo de inverno, Esau e Jacó de Machado de Assis, foi comentado com erudicião e entusiamo pelo camarada João que louvou o humor, a ironia e a qualidade literária do genial brasileiro. A Lali leu um trecho do mesmo livro que conseguiu aproximar-nos à oralidade brasileira e finalmente, depois de várias intervenções do Antão, a Nazaret, a Olalha e mais que agora não lembro, decidiu-se qualificar a obra lida. Bem sabemos que é audaz pela nossa parte pôr nota a um vulto de tamanha importância da literatura não apenas brasileira  mas o nosso objectivo é transmitir a nossa valoração subjectiva a outros clubes de leitura da federação «pega-no-livro». A média das qualificações foi 7,8 e votaram unicamente 5 pessoas,das 11 que estivemos, pois outras não terminaram a leitura do livro, ou sentiam-se incapazes de emitir uma qualificação.
 
Espero que o João escreva umas reflexões sobre o livro para serem publicadas no blogue https://peganolivro.wordpress.com/
 
Já agora, entrem nessa página que há um extenso comentário sobre o livro que temos para ler nesta primavera, já sabem, «azul-corvo»
 
Abraço
 
Carlos
 
PS Depois da reunião fomos à taberna «Los sobrinos del Padre: La Casa del buen Pulpo» onde comimos três raçons do idem além de omeletas, e zorza (com vinho e cerveja q. b.)
Anúncios

Os comentários estão desativados.