Pega no livro

Clubes de leitura da Galiza com algum livro em português

O tímido e as mulheres – Pepetela

pepetela-timido

O TÍMIDO E AS MULHERES. Pepetela.
Clube de leitura Lendo Lendas

Achamos o romance um bocado desestruturado: há muita visão crítica da sociedade pós-colonial angolana, mas não a conseguiu integrar numa narração harmonizada e apresenta-se colada, com truques (não sabemos se intencionados ou inconscientes) que não determinam o desenvolvimento da acção:

– i) A borbulha imobiliária que um empresário, que não tem nada a ver com o relato, expõe e logo esvaece-se. Cola-o dizendo apenas que o protagonista trabalhou para ele.
– ii) A corrupção do funcionariado. Cola este assunto desvinculando uma personagem do rol que vinha jogando no romance e do romance me smo pois já logo também desaparece.
– iii) A marginação da mulher, destinada a roles secundários na sociedade, nomeadamente apanhar marido. Cola este tema com uma ra pariga muito atraente, que é diferente porque não procura marido e gosta de estudar, e pela qual o protagonista tem um fraquinho. Mas por esse anseio de dignidade da mulher toda a relação que se produz é incidental: uns livros que ele empresta a ela, que fornecem um encontro. Tudo o resto é pela beleza.
– iv) A delinquência juvenil que relaciona apenas com o facto de ser o protagonista roubado. Cola-a fazendo que um dos rapaces delituosos seja irmão da rapariga de antes. Também não há consequências.

Aliás, não encontrei no que era próprio à vida do protagonista um relato condutor sólido, senão uma serie, ordenada no tempo, de circunstâncias aderidas.

Do que mais gostei foi do erotismo. Da cadência narrativa do erotismo estou a falar. Fiquei mesmo surpreendido da fluidez rítmica que o Pepetela conseguia nessas sequências.

Até que enfim: damos um 5,3

Anúncios

Autor: peganolivro

Clubes de leitura da Galiza com algum livro em português

Os comentários estão desativados.