Pega no livro

Clubes de leitura da Galiza com algum livro em português

Contos da Montanha no clube de leitura Léria

Não é a primeira vez, e com certeza não será a derradeira, que um clube de leitura se debruça sobre os Contos da Montanha de Torga. O clube Léria debateu sobre o livro no passado 13 de maio, na EOI de Compostela.

Partilhar impressões sobre livros de contos nem sempre é fácil, para mais quando, como é o caso dos Contos da Montanha, ultrapassam a vintena. Ora, é tanta a força destas histórias do transmontano, que o debate fluiu sem cancelas desde o primeiro momento.

O que se sublinha em Um Filho: o amor de Torga pela liberdade da montanha ou a ignorância do pai que não leva a sua esposa ao médico quando se aproxima o parto? Que papel tem a aldeia e a paisagem em contos como A Maria Lionça? De que maneira se percebe o conhecimento direto que Torga tinha do meio que descreve? Onde pode mais a crítica social, onde o deslumbramento pela montanha, onde alguma saudade, caso haja?

Sim foi consensual o fascínio perante o conto O cavaquinho: uma obra-prima do conto, no que toca à condensação expressiva e ao fim surpreendente. Também era claro que a leitura de Torga nos levaria a refletir sobre o mundo rural galego. Até que ponto a literatura serve para guardar testemunho da sociedade rural-tradicional? Que valor pode ter este testemunho para os mais novos?

E uma deixa para os docentes: além dos contos aqui referidos, poderão tirar grande vantagem nas aulas de outros como: O bruxedo, que se debruça sobre um caso de mau olhado ou Homens de Vilarinho.

O clube de leitura Léria prossegue agora com O Crânio de Castelao, uma das leituras comuns a todos os clubes da Pega. A sessão de debate será no dia 27 de junho.

Desde já, as atividades do clube podem-se seguir neste blogue:

http://clubeleria.blogspot.com.es/

Imagem

O mundo visto de S.Leonardo da Galafura

Fonte: http://meiadeleite.com/tag/s-leonardo-da-galafura/

 

Anúncios

Autor: peganolivro

Clubes de leitura da Galiza com algum livro em português

Os comentários estão desativados.