Pega no livro

Clubes de leitura da Galiza com algum livro em português

Neighbours, em Tuga-Lugo-Lendo

No passado dia 20, o clube Tuga-lugo-lendo dedicou o encontro a conversar sobre o romance Neighbours, da moçambicana Lília Momplé. As impressões após a leitura foram muito positivas e durante a reunião foram destacados diversos aspetos que a maioria achou interessantes como o pormenorizado retrato das mulheres, que sofrem as ações políticas protagonizadas pelos homens, as suas infidelidades e a guerra. No meio desta situação, algumas personagens femininas tentam mudar o seu papel na sociedade; há casais infelizes mas também felizes, embora o final do livro possa vir a contradizer esta divisão aparentemente clara; há quem coma só upswa e repolho, mas há também quem tenha (licita ou ilicitamente) para comprar todo o tipo de alimentos. Igualmente vieram ao de cima as referências a factos históricos como a libertação nacional moçambicana, a posterior guerra civil e a pressão do regime do apartheid dos vizinhos sul-africanos (dos neighbours) contra a presença de membros do ANC em território moçambicano.

No fim da sessão, aproveitou-se também para decidir as próximas leituras, que serão a banda desenhada A pior banda do mundo (volume 1), de José Carlos Fernandes, e O centauro no jardim, do escritor brasileiro Moacyr Scliar.

(Iago, do Tuga-Lugo-Lendo, escreveu o texto. Muito obrigado a ele pelo contributo. E à Marta pela linda fotografia em baixo)

Vemo-nos a 22 de novembro! Até lá, boa leitura!

IMG_20140920_125546

Anúncios

Autor: peganolivro

Clubes de leitura da Galiza com algum livro em português

Os comentários estão desativados.